HIGIENE VOCAL
Higiene é um termo amplo, relacionado aos procedimentos necessários à conservação da saúde. Higiene Vocal consiste de algumas normas básicas que auxiliam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças. As normas de higiene vocal devem ser seguidas por todos, particularmente por aqueles que se utilizam mais da voz ou que apresentam tendência a alterações vocais.
DICAS QUE PODEM FACILITAR OS CUIDADOS COM A VOZ
Assim como se faz higiene corporal e bucal, para manter uma vida saudável e limpa, também é necessária uma conscientização quanto ao processo de produção da voz saudável, sem esforço. Deve-se, portanto, fazer uma reflexão a respeito e seguir algumas orientações para que se obtenha uma boa Higiene Vocal:
- Tomar água em abundância, de preferência em temperatura ambiente, é extremamente importante para manter todo organismo hidratado.
- Evite abuso vocal, não grite e evite a competição sonora, ou seja, não dispute sua voz com sons mais fortes e altos, procure falar solto e fácil, procurando falar próximo da pessoa que estiver ti ouvindo, e de preferência de frente para o ouvinte. Agindo assim, você estará utilizando menos força dos músculos da laringe.
- Cuidado com o ruído ambiental, ele provoca o aumento de intensidade da voz, levando ao abuso vocal.
- Evite ingestão de alimentos e bebidas geladas ou quentes em excesso, pois tendem a mudar bruscamente a temperatura da laringe, causando uma alteração no funcionamento das pregas vocais, que poderá originar uma rouquidão ou qualquer outro transtorno vocal.
- Evite cigarro ou qualquer outro tipo de droga, suas toxinas (do cigarro) irritam a mucosa das vias aéreas e consequentemente a sua garganta. O fumante tem maior probabilidade de desenvolver um câncer na laringe do que uma pessoa que não fuma.
- Cuidado com o vestuário. Roupas ou acessórios muito apertados dificultam a movimentação livre das estruturas pulmonares, dificultando a respiração e prejudicando a produção vocal.
- Caso utilize a voz profissionalmente, não esqueça de realizar exercícios regulares de aquecimento e desaquecimento vocal, sob orientação fonoaudiológica.
- Evite ingerir leite e derivados (principalmente os achocolatados) e amendoim antes de fazer uso da voz, estes e alguns outros alimentos estimulam o aumento de muco nas pregas vocais, podendo ocasionar pigarros, tosses e uma vocalização alterada.
- Respire pelo nariz e com a boca fechada. A respiração predominantemente nasal é fundamental para que ocorra a filtração, aquecimento e a umidificação do ar, fatores importantíssimos para a saúde vocal.
- Quando imitar alguém ou sons variados, não faça força, pois cada pessoa tem uma qualidade vocal e ao ultrapassar seu limite de voz, poderá causar um mal estar, cansaço na voz, rouquidão ou até mesmo dor na garganta.
- Respire pelo nariz e com a boca fechada. A respiração predominantemente nasal é fundamental para que ocorra a filtração, aquecimento e a umidificação do ar, fatores importantíssimos para a saúde vocal.
- Quando imitar alguém ou sons variados, não faça força, pois cada pessoa tem uma qualidade vocal e ao ultrapassar seu limite de voz, poderá causar um mal estar, cansaço na voz, rouquidão ou até mesmo dor na garganta.
- Quando estiver praticando esportes ou exercícios físicos, evite falar, procure manter uma respiração controlada. Fazendo assim, você poderá ter um bom desempenho na atividade física sem esforçar demasiadamente a laringe.
- Procure ingerir uma alimentação saudável e nos horários certos, não substitua a refeição por lanche. Tendo estes cuidados, todo o seu organismo tende a funcionar bem.
- Não substitua a água por refrigerantes ou qualquer líquido gaseificado. As químicas e os gases dos refrigerantes impedem a hidratação do corpo. Está com sede? Bebe água! (sem gás).
- Evite ambientes com muita poeira, mofo, mau cheiro etc. A poluição causa problemas respiratórios e alérgicos, consequentemente a voz será prejudicada.
- Não pigarreie ou raspe a garganta. Tais atos provocam atrito nas pregas vocais, podendo levar a lesões. Para evitar o pigarro, beba água, engula saliva, massageie a região da laringe (pescoço) e respire de boca fechada.
- Evite a permanência constante em ambientes com ar condicionado, o ar fica mais seco e provoca ressecamento nas pregas vocais, prejudicando o seu funcionamento.
- Sempre que ocorrer rouquidão constante e por tempo prolongado, procure um fonoaudiólogo.
- Observe sua voz quando fala ou canta, se estiver muito alta ou forte, talvez seja um problema auditivo que esteja ti induzindo a falar desta forma. Procure um fonoaudiólogo.
- Tente viver uma vida menos estressada e agitada. O estresse e aborrecimentos influenciam negativamente na voz.
QUESTIONÁRIO PARA IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS PROBLEMAS DA VOZ:
01) TEM VOZ ROUCA OU MUITO DIFERENTE DOS OUTROS?
02) FICA FREQUENTEMENTE ROUCO POR MAIS DE DOIS DIAS?
03) APRESENTA FALHA NA VOZ?
04) PERDE A VOZ?
05) CANSA QUANDO FALA?
06) FAZ ESFOÇO AO FALAR?
07) FICA COM AS VEIAS DO PECOÇO SALTADAS AO FALAR?
08) GRITA DEMAIS?
09) FALA BAIXO DEMAIS?
10) USA A VOZ MUITO ALTA, “ARDIDA” OU “ESTRIDENTE”?
11) TEM VOZ FINA (AGUDA) OU GROSSA (GRAVE) DEMAIS?
12) FICA COM A VOZ DIFERENTE APÓS ESPORTES, FESTAS, ACAMPAMENTOS, ETC...?
13) ACORDA SEM VOZ?
14) PIGARREIA?
15) TOSSE FREQUENTEMENTE?
16) RECLAMA DE DOR OU ARDOR NA GARGANTA?
17) QUEIXA-SE DE GARGANTA SECA?
18) FALA DEMAIS?
19) FALA MUITO RÁPIDO?
20) IMITA FREQUENTEMENTE VOZES?
21) TEM QUE SE ESFORÇAR PARA SER OUVIDO EM CASA?
22) TEM ALERGIAS RESPIRATÓRIAS?
23) TEM RESFRIADOS FREQUENTES?
24) TEM RESPIRAÇÃO RUIDOSA?
25) TEM AMIGDALITES, LARINGITES OU FARINGITES FREQUÊNTES?
OBS: SE VOCÊ MARCOU MAIS DE 3 ITENS, FIQUE ATENTO (A) E VEJA O QUE PODE SER FEITO PARA MODIFICAR ESSES ASPECTOS, MAS SE ASSINALOU ACIMA DE 6, PROCURE UM ESPECIALISTA.
(Behlau, M. Higiene Vocal – informações Básicas. SP: Ed. Lovise, 1997)
PARA PREVENIR PROBLEMAS E CUIDAR DA SUA VOZ, CONSULTE SEU FONOAUDIÓLOGO (LEI Nº. 6.965/1981).
“A VOZ É ÚNICA E É INTRANSFERÍVEL, SE VOCÊ A PERDER, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO, ELE TI AJUDARÁ A ENCONTRÁ-LA”. (Marcio O. Cabral)
AQUECIMENTO VOCAL
Exercícios Corporais (alguns exemplos):
- Ficar em pé com os pés separados, oscilar levemente o corpo e perceber o deslocamento do peso;
ALONGAMENTOS
- Estender os braços para cima como se fosse pegar um objeto, segurando por um tempo, em seguida soltando-os “bruscamente”;
- Inclinar o tronco para frente, deixando a cabeça e os braços pendurados, emitindo um som nasal, subindo aos poucos, levantando a cabeça por último;
- Contrair os ombros elevando-os por um tempo, para em seguida relaxar, soltando-os rapidamente;
- Rotação de ombros, juntos e separadamente;
- Rotação de cabeça – “SIM”, “NÃO”, “TALVÉZ” e “PÊNDULO”;
- Massagem facial – tocar levemente toda a face com as pontas dos dedos, como se tocasse um piano.
OS EXERCÍCIOS VOCAIS PODEM SER REALIZADOS ISOLADOS OU CONJUNTAMENTE:
- EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS – Inspire rapidamente pelo nariz e solte lentamente o ar pela boca (enchendo a região costodiafragmática). Depois faça o inverso (inspire lentamente e solte rapidamente da seguinte forma: soprar cinco vezes com pausas intercaladas. Ex: S – P – S – P – S – P – S – P – S). Ao realizar este exercício deve-se dar um espaço de tempo de15 segundos aproximadamente de uma repetição para outra.
- SONS NASAIS – “m”, “n”, “nh” – associados à rotação de língua no vestíbulo, mastigação sonorizada, estalo de língua, mastigação “selvagem”; som de sirene;
- SONS VIBRANTES – vibração de lábios e de língua;
- SONS HIPERAGUDOS – produção vocal no registro elevado de falsete – sopro e “mini - mini”, “hum”, “a” etc.;
- VOCALIZAÇÕES COM SEQUÊNCIAS DE VOGAIS: i, ê, é, ó, ô, u;
- EXERCÍCIOS ARTICULATÓRIOS – trava-línguas;
O AQUECIMENTO VOCAL TEM DURAÇÃO APROXIMADA DE 15 MINUTOS.
DESAQUECIMENTO VOCAL
Os exercícios podem estar ou não associados aos corporais já citados. São eles:
- Técnica de bocejo, espreguiçando-se;
- Sons nasais e/ou sons vibrantes associado à glissandos descendentes;
- Voz salmodiada com estrofes de travalínguas, frases ou seqüências automáticas;
- Fala espontânea com depoimento dos participantes para a discriminação dos dois ajustes fonatórios – canto e fala.
O DESAQUECIMENTO VOCAL TEM A DURAÇÃO MÉDIA DE 5 A 10 MINUTOS.
POSTURA DE CANTOR
A postura é muito importante para o cantor, pois apesar de termos que ficar bem à vontade e descontraídos, temos também de observar alguns pontos importantes tais como:
- Pés paralelos na direção dos ombros;
- Braços e ombros relaxados;
- Coluna reta;
Observando também que como utilizamos à respiração diafragmática, devemos deixar a região abdominal livre para que o diafragma funcione tranqüilamente.
Procurar seguir estes passos não significa que devamos ficar parados nesta posição para que tenhamos um bom resultado, mas ficarmos soltos relaxados e principalmente nos sentirmos bem e à vontade quando estamos cantando, pois cantar tem que ser sempre prazeroso.
Podemos também cantar sentados observando a postura reta deixando o diafragma livre para funcionar bem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BEHLAU M.; DRAONE M. L.; FERREIRA A. E.; PELA S. Higiene vocal infantil – informações básicas. São Paulo: Lovise ltda, 1997.
BRANDI de S. M. E. Educação da voz falada 1; 2 a ed. São Paulo: Livraria Atheneu, 1984.
ESTIENNE F.; RABELO P. M. S. Voz falada, voz cantada – avaliação e terapia. Rio de Janeiro: Livraria e Editora REVINTER Ltda, 2004.
MENEZES D. Mini curso de canto – parte integrante do MV portal cifras; danielasmenezes@bol.com.br; http://www.mvhp.com.br. copyright © 1998-2001 MVHP.
APOSTILA DE TÉCNICA VOCAL
Introdução
TÉCNICA VOCAL: Consiste no conjunto de processos e práticas relacionadas à produção adequada da voz.
O QUE É A VOZ?
É o meio de comunicação mais primitivo. É o som produzido na laringe através da vibração das pregas vocais e amplificado pelo peito, garganta, boca e cabeça.
É o meio de comunicação mais primitivo. É o som produzido na laringe através da vibração das pregas vocais e amplificado pelo peito, garganta, boca e cabeça.
A voz é uma atividade natural e espontânea, intimamente ligada à emoção.
É através da voz que conseguimos que as pessoas ouçam o que pretendemos comunicar.
Quanto ao aspecto físico, participam em conjunto da voz: as emoções, a cultura e o ambiente, as profissões e a história de cada um.
Por isso dizemos que a voz é única.
Podemos, também, dizer que a voz é um documento.
AS ALTERAÇÕES NA VOZ
* Disfonia - É a alteração na emissão da voz por mecanismo laríngeo incorreto, quer seja de origem orgânica ou funcional. (rouquidão, tremor, debilidade na voz, excesso de nasalização).
* Disfonia - É a alteração na emissão da voz por mecanismo laríngeo incorreto, quer seja de origem orgânica ou funcional. (rouquidão, tremor, debilidade na voz, excesso de nasalização).
* Afonia - É a perda da emissão sonora. Na afonia, conserva-se a articulação, mas se perde a fonação de maneira que a fala é um sussurro.
1) HIGIENE VOCAL:
Higiene é um termo amplo, relacionado aos procedimentos necessários à conservação da saúde. Higiene Vocal consiste de algumas normas básicas que auxiliam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças. As normas de higiene vocal devem ser seguidas por todos, particularmente por aqueles que se utilizam mais da voz ou que apresentam tendência a alterações vocais.
DICAS QUE PODEM FACILITAR OS CUIDADOS COM A VOZ
Assim como se faz higiene corporal e bucal, para manter uma vida saudável e limpa, também é necessária uma conscientização quanto ao processo de produção da voz saudável, sem esforço. Deve-se, portanto, fazer uma reflexão a respeito e seguir algumas orientações para que se obtenha uma boa Higiene Vocal:
- Tomar água em abundância, de preferência em temperatura ambiente, é extremamente importante para manter todo organismo hidratado.
- Evite abuso vocal, não grite e evite a competição sonora, ou seja, não dispute sua voz com sons mais fortes e altos, procure falar solto e fácil, procurando falar próximo da pessoa que estiver ti ouvindo, e de preferência de frente para o ouvinte. Agindo assim, você estará utilizando menos força dos músculos da laringe.
- Cuidado com o ruído ambiental, ele provoca o aumento de intensidade da voz, levando ao abuso vocal.
- Evite ingestão de alimentos e bebidas geladas ou quentes em excesso, pois tendem a mudar bruscamente a temperatura da laringe, causando uma alteração no funcionamento das pregas vocais, que poderá originar uma rouquidão ou qualquer outro transtorno vocal.
- Evite cigarro ou qualquer outro tipo de droga, suas toxinas (do cigarro) irritam a mucosa das vias aéreas e consequentemente a sua garganta. O fumante tem maior probabilidade de desenvolver um câncer na laringe do que uma pessoa que não fuma.
- Cuidado com o vestuário. Roupas ou acessórios muito apertados dificultam a movimentação livre das estruturas pulmonares, dificultando a respiração e prejudicando a produção vocal.
- Caso utilize a voz profissionalmente, não esqueça de realizar exercícios regulares de aquecimento e desaquecimento vocal, sob orientação fonoaudiológica.
- Evite ingerir achocolatados ou amendoim antes de fazer uso da voz, estes e alguns outros alimentos estimulam o aumento de muco nas pregas vocais, podendo ocasionar pigarros, tosses e uma vocalização alterada.
- Respire pelo nariz e com a boca fechada. A respiração predominantemente nasal é fundamental para que ocorra a filtração, aquecimento e a umidificação do ar, fatores importantíssimos para a saúde vocal.
- Quando imitar alguém ou sons variados, não faça força, pois cada pessoa tem uma qualidade vocal e ao ultrapassar seu limite de voz, poderá causar um mal estar, cansaço na voz, rouquidão ou até mesmo dor na garganta.
- Quando estiver praticando esportes ou exercícios físicos, evite falar, procure manter uma respiração controlada. Fazendo assim, você poderá ter um bom desempenho na atividade física sem esforçar demasiadamente a laringe.
- Procure ingerir uma alimentação saudável e nos horários certos, não substitua a refeição por lanche. Tendo estes cuidados, todo o seu organismo tende a funcionar bem.
- Não substitua a água por refrigerantes ou qualquer líquido gaseificado. As químicas e os gases dos refrigerantes impedem a hidratação do corpo. Está com sede? Bebe água! (sem gás).
- Evite ambientes com muita poeira, mofo, mau cheiro etc. A poluição causa problemas respiratórios e alérgicos, consequentemente a voz será prejudicada.
- Não pigarreie ou raspe a garganta. Tais atos provocam atrito nas pregas vocais, podendo levar a lesões. Para evitar o pigarro, beba água, engula saliva, massageie a região da laringe (pescoço) e respire de boca fechada.
- Evite a permanência constante em ambientes com ar condicionado, o ar fica mais seco e provoca ressecamento nas pregas vocais, prejudicando o seu funcionamento.
- Sempre que ocorrer rouquidão constante e por tempo prolongado, procure um fonoaudiólogo.
- Observe sua voz quando fala ou canta, se estiver muito alta ou forte, talvez seja um problema auditivo que esteja ti induzindo a falar desta forma. Procure um fonoaudiólogo.
- Tente viver uma vida menos estressada e agitada. O estresse e aborrecimentos influenciam negativamente na voz.
QUESTIONÁRIO PARA IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS PROBLEMAS DA VOZ:
01) TEM VOZ ROUCA OU MUITO DIFERENTE DOS OUTROS?
02) FICA FREQUENTEMENTE ROUCO POR MAIS DE DOIS DIAS?
03) APRESENTA FALHA NA VOZ?
04) PERDE A VOZ?
05) CANSA QUANDO FALA?
06) FAZ ESFOÇO AO FALAR?
07) FICA COM AS VEIAS DO PECOÇO SALTADAS AO FALAR?
08) GRITA DEMAIS?
09) FALA BAIXO DEMAIS?
10) USA A VOZ MUITO ALTA, “ARDIDA” OU “ESTRIDENTE”?
11) TEM VOZ FINA (AGUDA) OU GROSSA (GRAVE) DEMAIS?
12) FICA COM A VOZ DIFERENTE APÓS ESPORTES, FESTAS, ACAMPAMENTOS, ETC...?
13) ACORDA SEM VOZ?
14) PIGARREIA?
15) TOSSE FREQUENTEMENTE?
16) RECLAMA DE DOR OU ARDOR NA GARGANTA?
17) QUEIXA-SE DE GARGANTA SECA?
18) FALA DEMAIS?
19) FALA MUITO RÁPIDO?
20) IMITA FREQUENTEMENTE VOZES?
21) TEM QUE SE ESFORÇAR PARA SER OUVIDO EM CASA?
22) TEM ALERGIAS RESPIRATÓRIAS?
23) TEM RESFRIADOS FREQUENTES?
24) TEM RESPIRAÇÃO RUIDOSA?
25) TEM AMIGDALITES, LARINGITES OU FARINGITES FREQUÊNTES?
OBS: SE VOCÊ MARCOU MAIS DE 3 ITENS, FIQUE ATENTO (A) E VEJA O QUE PODE SER FEITO PARA MODIFICAR ESSES ASPECTOS, MAS SE ASSINALOU ACIMA DE 6, PROCURE UM ESPECIALISTA.
(Behlau, M. Higiene Vocal – informações Básicas. SP: Ed. Lovise, 1997)
PARA PREVENIR PROBLEMAS E CUIDAR DA SUA VOZ, CONSULTE SEU FONOAUDIÓLOGO (LEI Nº. 6.965/1981).
“A VOZ É ÚNICA E É INTRANSFERÍVEL, SE VOCÊ A PERDER, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO, ELE TI AJUDARÁ A ENCONTRÁ-LA”. (Marcio O. Cabral)
Quais as conseqüências que os abusos vocais podem me causar?
Estes abusos podem provocar alterações como:
- Nódulos
- Pólipos
- Edemas
- Fendas
Dentre outras alterações ocasionadas pelas constantes formas de abuso vocal.
Qual o primeiro passo a ser tomado para cuidar da minha voz?
A primeira providência a ser tomada é a consulta a um especialista, o OTORRINOLARINGOLOGISTA, que é o médico que poderá detectar se há ou não alguma alteração no seu aparelho fonador. A partir do diagnóstico feito pelo Otorrinolaringologista, se necessário o médico indicará o tratamento para a correção de tais alterações com outro especialista, o FONOAUDIÓLOGO, que fará a correção destes problemas através de exercícios.
Que tipo de exame é feito para detectar alterações no meu aparelho fonador?
Um primeiro e importantíssimo exame a ser feito e que é rápido e indolor, é a LARINGOSCOPIA, que é o exame médico das cordas vocais. A partir deste exame se o médico julgar necessário, solicitará outros exames mais específicos.
Estes cuidados servem para todos ou apenas para os cantores?
"As normas de cuidados com a voz devem ser seguidas por todos, particularmente por aqueles que utilizam mais a voz ou que apresentam tendências a alterações vocais. Esses são chamados de Profissionais da Voz, ou seja, professores, atores, cantores, locutores, apresentadores, advogados, telefonistas, telemarketing, vendedores, palestrantes, dentre outros. Entretanto muitos destes profissionais muitas vezes por falta de tempo para se dedicar ao cuidado de sua voz, podem estar cultivando um distúrbio vocal decorrente do abuso ou mau uso da voz".
2) ANATOMIA BÁSICA DOS ÓRGÃOS ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO VOCAL:
A voz humana já existe desde o nascimento, e se apresenta de diversas formas, tais como choro, grito, riso e sons da fala. É um dos meios de comunicação com o meio externo.
A voz se produz na laringe, que é um tubo que contém as pregas vocais (cordas vocais).
As pregas vocais estão em posição horizontal no interior da laringe. Estão afastadas quando inspiramos e estão unidas quando falamos ou deglutimos. Ao falar, as pregas vocais se aproximam, o ar sai dos pulmões e, passando pela laringe, produz as vibrações, que resultarão no som da voz. Ou seja, a voz é o resultado do equilíbrio entre duas forças: a força do ar que sai dos pulmões (aerodinâmica) e a força muscular da laringe (mioelástica). Se houver um desequilíbrio no mecanismo da respiração, poderá ocorrer uma alteração na voz. Se o fluxo pulmonar for excessivo, a voz será soprosa e, em caso contrário, ou seja, se a força muscular for maior que a necessária, o som ficará comprimido e a voz sairá tensa.
O som produzido pelas pregas vocais na laringe passa por um “alto falante” natural formado pela laringe, boca e nariz. Essas estruturas são denominadas cavidades de ressonância.
Os sons da fala são articulados na cavidade da boca, através de movimentos da língua, lábios, mandíbula e palato, modificando o fluxo de ar vindo dos pulmões e, consequentemente, projetando o som para o meio ambiente. Esses movimentos devem ser precisos para produzir sons claros e tornar inteligível a mensagem que se quer transmitir.
3) COMO FUNCIONA A RESPIRAÇÃO
A cada quatro ou cinco segundos, os seus pulmões aspiram ar puro contendo oxigênio, e exalam resíduos venenosos de dióxido de carbono. Essa função respiratória, reflexiva e vital, é continua, consciente e inconsciente, esteja você em atividade, repouso ou adormecido. É a principal motivação do organismo; sem ela, você sufocaria e morreria.
Os seus órgãos respiratórios incluem o nariz e a boca, a garganta, a traquéia, os canais inferiores (brônquios e bronquíolos) e os próprios pulmões. Dos músculos envolvidos na respiração estão o DIAFRÁGMA, os do tórax, os abdominais etc. Quando você inspira, esses músculos expandem os pulmões, e inalam o ar para dentro do nariz e boca, que o encaminham para a traquéia. Quando os músculos do tórax e do diafragma relaxam, o ressalto flexível dos pulmões encolhe-os, como balões vazios que expelem o ar ao serem expirados. Esta exalação, quando você fala ou canta, é um processo passivo não-muscular, que se baseia no volume pulmonar naturalmente contraído.
4) COMO OS SONS VOCÁLICOS SÃO PRODUZIDOS
Cada instrumento musical possui três aspectos, que associados são responsáveis pela produção de som. São eles: uma saída, ou fonte de energia; um vibrador, que determina o som e o tom; e os ressonadores, que somam as tonais. Em uma guitarra são o dedo da corda arrancada, a corda e o corpo da guitarra, respectivamente. A sua voz – apesar de todos os preconceitos que possa ter – pode ser um instrumento musical de grande valia, poder e adaptabilidade. A sua saída é o ar exalado pelos pulmões; o seu vibrador são as cordas vocais, em sua caixa torácica ou laringe; e as suas ressonâncias são as cavidades de ar e estruturas como: garganta, boca, nariz e cavidades.
Conforme você realizar os exercícios vocais, você estará trabalhando as sensações físicas da fonação, ressonância e articulação. Sinta-os como parte de você. E acima de tudo, ouça-os! O retorno auditivo, através das suas expressões vocais, é uma parte vital do processo de vocalização. Lembre-se: é a pessoa, em um todo, que fala e canta.
5) AS PREGAS VOCAIS (CORDAS VOCAIS)
Suas pregas vocais são duas protuberâncias brilhantes, aperoladas, situadas em ambos os lados da caixa torácica ou laringe, em seu pescoço. Elas não podem vibrar livremente, como a corda do violino. E são, minuciosamente, descritas como dobras vocais porque se projetam, semelhantemente a uma concha, das paredes da laringe. Durante a respiração suave, elas formam dois lados compridos de um orifício triangular – a glote – por onde o ar alcança seus pulmões.
Quando você fala, os músculos do seu pescoço e os que circundam a laringe revestem as cordas vocais até que elas se movimentem para dentro, em direção ao centro da laringe, quase se tocando e o ar deve, então, passar por um orifício estreito e comprido. Conforme isto se dá, o ar vibra as cordas. Elas são acompanhadas por um segundo par de dobras, algumas vezes descritas, meio grosseiramente, como falsas cordas vocais, que se movem acima do par verdadeiro. O ventrículo da laringe – onde os sons iniciam-se mediante a pressão do ar.
OBS: Informações extraídas do livro: "A cura pelo som" de Olivea Dewhurst-Maddock
6) MOVIMENTO DAS PREGAS VOCAIS
As pregas vocais fazem o movimento abre-fecha, ou seja, quando estamos calados elas estão abertas (momento da respiração) e quando falamos ou as cantamos se fecham (momento da fonação) infelizmente elas não fazem somente estes movimentos mas também se chocam quando são submetidas a abusos vocais como: gritos, pigarreios e tosses excessivas, utilizar tons graves ou agudos demais, praticar esportes falando, competição sonora, etc. Estes choques podem prejudicar demasiadamente as pregas vocais.
7) IDENTIFICANDO O SEU TOM NATURAL
É simples, o seu tom natural é aquele que você emite sem "forçar a garganta", é um som natural que sai sem esforço nenhum, como se você estivesse falando.
É muito comum, no início, não conseguirmos emitir estes sons até o final, pois se trata de sons que nós não estamos habituados a produzir, mas com o treino diário, fica cada vez mais fácil.
7.1) O que significa a música estar no meu tom?
Quer dizer que eu consigo cantá-la sem me esforçar demais até minha garganta doer ou minha voz falhar ou até mesmo eu engasgar. Isso acontece com muita freqüência por falta de informação e orientação.
Pois bem, vai aí uma dica:
Escolha uma música de sua preferência e cante junto com o cantor observando alguns pontos:
- Não deixe que as veias do seu pescoço saltem;
- Não se esforce até ficar vermelho;
- Não se preocupe em imitar a voz do cantor, cante do seu jeito, com sua voz natural.
Se ao final da música você verificou que:
- Suas veias do pescoço não saltaram;
- Você não ficou vermelho;
- Não engasgou e sua voz não falhou em momento algum... PARABÉNS!
Agora é só criar o seu estilo para cantar, pois devemos sim ter ídolos e nos espelharmos neles, mas a partir daí, devemos descobrir o nosso próprio modo de cantar.
8) CLASSIFICAÇÃO VOCAL
Este assunto é muito importante pois muitas vezes acontece de não conseguirmos alcançar tons muito agudos (finos) ou muito graves (grossos) sem saber que isso se dá porque temos um naipe vocal característico.
Existem 3 classificações básicas para a voz masculina e para a voz feminina como indicado abaixo:
- HOMENS:
- BAIXO (Voz Grave) – Fá 1 ao Ré 3
- BARÍTONO (Voz Média) – Lá 1 ao Fá 3
- TENOR (Voz Aguda) – Dó 2 ao Lá 3
- MULHERES:
- CONTRALTO (Voz Grave) – Fá 2 ao Ré 4
- MEIO-SOPRANO ou MEZZO-SOPRANO (Voz Média) – Lá 2 ao Fá 4
- SOPRANO (Voz Aguda) – Dó 3 ao Lá 4
Para saber a sua classificação vocal, você tem de ser avaliado por um professor de Canto/Técnica Vocal que irá, através de exercícios vocais (vocalizes) classificar sua voz dentro das três opções acima.
Quase sempre nos espelhamos em algum cantor / cantora / banda da qual somos fãs e tentamos imita-los sem saber que podemos agredir nossas pregas vocais tentando cantar numa extensão vocal que não é a nossa.
Podemos cantar qualquer música que quisermos desde que ela esteja no nosso tom.
9) AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL
Principais objetivos do Aquecimento e Desaquecimento das Pregas Vocais:
- Possibilitar adequada coaptação da mucosa, resultando em uma qualidade vocal com maior componente harmônico;
- Diminuir o fluxo transglótico por meio de uma inspiração rápida e curta e uma expiração controlada, produzindo uma voz com menor quantidade de ar não-modulada;
- Permitir às pregas vocais, maior flexibilidade para alongar e encurtar durante as variações de freqüência;
- Deixar a mucosa mais solta, proporcionando maior habilidade ondulatória;
- Dar maior intensidade e projeção à voz;
- Proporcionar uma melhor articulação dos sons;
- Reunir melhores condições gerais de produção vocal.
Os exercícios de Desaquecimento Vocal têm como objetivo principal fazer com que o indivíduo retorne ao ajuste fono-respiratório da voz coloquial, evitando o abuso decorrente da utilização prolongada doa ajustes do canto.
9.1) PROGRAMA MÍNIMO DE AQUECIMENTO VOCAL
9.1.1) Exercícios Corporais (alguns exemplos):
- Ficar em pé com os pés separados, oscilar levemente o corpo e perceber o deslocamento do peso;
ALONGAMENTOS:
- Estender os braços para cima como se fosse pegar um objeto, segurando por um tempo, em seguida soltando-os “bruscamente”;
- Inclinar o tronco para frente, deixando a cabeça e os braços pendurados, emitindo um som nasal, subindo aos poucos, levantando a cabeça por último;
- Contrair os ombros elevando-os por um tempo, para em seguida relaxar, soltando-os rapidamente;
- Rotação de ombros, juntos e separadamente;
- Rotação de cabeça – “SIM”, “NÃO”, “TALVEZ” e “PÊNDULO”;
- Massagem facial – tocar levemente toda a face com as pontas dos dedos, como se tocasse um piano.
9.1.2) OS EXERCÍCIOS VOCAIS PODEM SER REALIZADOS ISOLADOS OU CONJUNTAMENTE:
- EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS – utilizando-se uma inspiração e expiração coordenada, com a finalidade de manter o tempo máximo de fonação, tendo como suporte uma respiração adequada;
- SONS NASAIS – “m”, “n”, “nh” – associados à rotação de língua no vestíbulo, mastigação sonorizada, estalo de língua, mastigação “selvagem”; som de sirene;
- SONS VIBRANTES – vibração de lábios e de língua;
- VOCALIZAÇÕES COM SEQUÊNCIAS DE VOGAIS: i, ê, é, ó, ô, u;
- EXERCÍCIOS ARTICULATÓRIOS – trava-línguas;
JOGOS MUSICAIS:
- Dramatização de histórias que explorem a respiração em diferentes situações;
- Sonorização de histórias.
Para que a extensão vocal seja trabalhada, devem-se associar variações de freqüência aos sons nasais e vibrantes, por meio de:
- Sons de freqüências médias para as agudas e depois para as graves;
- Sons de freqüências graves para as agudas;
- Sons de freqüências agudas para as graves;
- Sons ondulatórios em freqüências agudas ou graves;
- Glissando ascendentes em forma espiral.
O controle de intensidade deve ser trabalhado em exercícios com os sons nasais, vibrantes e vocalizações, por meio de variações do tipo:
- Aumentar lentamente a intensidade;
- Diminuir lentamente a intensidade;
- Iniciar com intensidade fraca, aumentá-la e diminuí-la, sem variar a freqüência – “messa di você”.
O AQUECIMENTO VOCAL TEM DURAÇÃO APROXIMADA DE 15 MINUTOS.
IMPORTANTE!
Assim como nos exemplos acima, o som que você estiver produzindo para pré-aquecer, deverá estar no mesmo volume, intensidade e tom.
***NÃO BRINQUE COM ESTE EXERCÍCIO FAZENDO SONS MUITO AGUDOS, MUITO GRAVES OU MISTURANDO OS DOIS TONS.***
Repita os Exercícios SEMPRE no seu tom natural.
MAIS EXERCÍCIOS QUE PODEM SER REALIZADOS:
Relaxamento:
- Circular a cabeça para a Direita e para a esquerda;
- Circular a cabeça para os lados, para cima e para baixo;
- Fazer caretas procurando utilizar todos os músculos do rosto;
- Articular A/E/I/O/U, forçando o diafragma e anasalando as expressões.
- Circular a cabeça para os lados, para cima e para baixo;
- Fazer caretas procurando utilizar todos os músculos do rosto;
- Articular A/E/I/O/U, forçando o diafragma e anasalando as expressões.
Para leitura lenta:
"E há nevoentos desencantos dos encantos dos pensamentos nos santos lentos dos recantos bentos, dos cantos dos conventos. Prantos de intentos, lentos tantos que encantam os atentos ventos."
9.2) PROGRAMA MÍNIMO DE DESAQUECIMENTO VOCAL
Os exercícios podem estar ou não associados aos corporais já citados. São eles:
- Técnica de bocejo, espreguiçando-se;
- Sons nasais e/ou sons vibrantes associado à glissandos descendentes;
- Voz salmodiada com estrofes de travalínguas, frases ou seqüências automáticas;
- Fala espontânea com depoimento dos participantes para a discriminação dos dois ajustes fonatórios – canto e fala.
O DESAQUECIMENTO VOCAL TEM A DURAÇÃO MÉDIA DE 5 MINUTOS.
Se você não conseguiu fazer os exercícios de Aquecimento e Desaquecimento Vocal sem utilizar o ar de reserva, ou seja, você começou bem mas no meio do exercício o som falhou, PARE! Respire fundo por 3 vezes, relaxe um pouco e só então recomece.
10) POSTURA DE CANTOR
A postura é muito importante para o cantor, pois apesar de termos que ficar bem à vontade e descontraídos, temos também de observar alguns pontos importantes tais como:
- Pés paralelos na direção dos ombros;
- Braços e ombros relaxados;
- Coluna reta;
Observando também que como utilizamos à respiração costo-diafragmática, devemos deixar a região abdominal livre para que o diafragma funcione tranqüilamente.
Procurar seguir estes passos não significa que devamos ficar parados nesta posição para que tenhamos um bom resultado, mas ficarmos soltos relaxados e principalmente nos sentirmos bem e à vontade quando estamos cantando, pois cantar tem que ser sempre prazeroso.
Podemos também cantar sentados observando a postura reta deixando o diafragma livre para funcionar bem.
11) EXERCÍCIOS DINÂMICOS
Os exercícios dinâmicos combinam o movimento com o controle da respiração.
RISO
Sorria para o mundo! Em círculos, movimente, vigorosamente, as suas mãos, braços, pernas e pés. Permita-se alguns segundos de relaxamento entre cada rotação. Mas continue sorrindo. Você pode fazer este exercício em pé, sentado ou deitado.
EQUILÍBRIO
O equilíbrio é importante. Tente estipular um horário para o exercício de "comportamento modal" – o andar, o virar-se e o inclinar-se com livros sobre a cabeça. Respire suave e conscientemente, em harmonia com os movimentos de seu corpo. Isto encoraja a coordenação suave graciosa dos músculos.
12) EXERCÍCIO DE LIBERAÇÃO DA VOZ
Algumas pessoas sentem-se incapazes de facilitar e de liberar as suas vocalizações. Elas podem sentir sua voz natural, de alguma forma, bloqueada, amarrada ou suprimida. Tente este exercício de liberação da voz como parte de seu programa vocal.
Sente-se de cócoras, dobre e recurve o seu corpo em um nó, teso e compacto, de braços e pernas; tente condensar-se em uma menor massa possível. Segure a sua respiração e os órgãos vocalizadores no centro desta massa.
Como último esforço, respire e estique-se, rápida e vigorosamente. Solte a sua voz num profundo BOCEJO, por meio do som mais profundo que você possa encontrar. Maximize e aproveite o espreguiçamento.
Descanse por um minuto. Repita o exercício por até dez vezes. A cada vez, interiorize mais, e projete sua voz relaxada mais forte e prolongue cada vez mais o som. Observe que você envolve todo os seu corpo na vocalização, particularmente a pélvis e o diafragma.
Como último esforço, respire e estique-se, rápida e vigorosamente. Solte a sua voz num profundo BOCEJO, por meio do som mais profundo que você possa encontrar. Maximize e aproveite o espreguiçamento.
Descanse por um minuto. Repita o exercício por até dez vezes. A cada vez, interiorize mais, e projete sua voz relaxada mais forte e prolongue cada vez mais o som. Observe que você envolve todo os seu corpo na vocalização, particularmente a pélvis e o diafragma.
OBS: Exercícios extraídos do livro: "A cura pelo som" de Olivea Dewhurst-Maddock
13) A VOZ E SUAS PARTICULARIDADES
"E Deus soprou em suas narinas o sopro da vida, e o homem tornou-se uma alma viva" (Gênesis 2:7).
O seu corpo produz todos os tipos de sons, desde o aplaudir até bater dos pés, o ranger dos dentes e o digerir dos alimentos. Esses ruídos têm, entretanto, importância mínima, se comparados às suas vocalizações – sons produzidos pelas cordas vocais, em sua caixa de ressonância ou laringe. Isto se dá porque a voz reflete a condição mental emocional e física da pessoa; ela é, verdadeiramente, a parábola da alma. Assim como os sons ligam à personalidade do individuo a sua unidade espiritual dentro de um todo, a voz liga a menor onda ou partícula energética à energia do Universo.
O modo como você usa a sua voz proporciona o discernimento vital para a vida em geral. As suas vocalizações revelam como as suas energias, sentimentos, pensamentos e intuições colaboram na produção de um único estilo vocal. Este estilo reage às influencias externas tanto quanto os sentimentos no seu interior, que se desenvolvem atrás do tempo em emoções e experiências passadas acumuladas e amadurecidas. Logo, a voz é diagnosticável e terapêutica. Em suma: aprenda a usar a sua voz, e você se sentirá melhor.
APOSTILA ELABORADA POR MARCIO OLIVEIRA CABRAL
MÚSICO E FONOAUDIÓLOGO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BEHLAU M.; DRAONE M. L.; FERREIRA A. E.; PELA S. Higiene vocal infantil – informações básicas. São Paulo: Lovise ltda, 1997.
BRANDI de S. M. E. Educação da voz falada 1; 2 a ed. São Paulo: Livraria Atheneu, 1984.
ESTIENNE F.; RABELO P. M. S. Voz falada, voz cantada – avaliação e terapia. Rio de Janeiro: Livraria e Editora REVINTER Ltda, 2004.
FEREIRA pr. dr. M. Ética musical e ética musical 1; Rio de Janeiro: Instituto Bíblico Ebenezer (IBE), 1996.
LOPES, de F. C. O. Tratado de fonoaudiologia / Otacílio de C. Lopes Filho. São Paulo: Roca, 1997.
MENEZES D. Mini curso de canto – parte integrante do MV portal cifras; danielasmenezes@bol.com.br; http://www.mvhp.com.br. copyright © 1998-2001 MVHP.
PEÑA J. – CASANOVA & colaboradores. Manual de fonoaudiologia; 2 a ed. Porto Alegre – RS: ARTMED, 1997.
PRIOLLI M. M. L. Princípios básicos da música para a juventude; 1 o volume, 32 a ed. Revista e melhorada. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas ltda, 1989.
PRIOLLI M. M. L. Princípios básicos da música para a juventude; 2 o volume, 17 a ed. Revista e atualizada; ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas ltda, 1987.
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